domingo, 26 de agosto de 2012

Recomeçando

     Bem, para não perder o hábito de publicar e de utilizar o blog para manter todos atualizados, aí vai mais uma postagem com as notícias da ultima semana. Vou começar contando um pouco sobre os dias anteriores à internação. Levei a Dorita à consulta com o geriatra no dia 08. Foi uma boa consulta, o Dr. Paulo Henrique é jovem e foi muito atencioso e paciente. O que mais me chamou atenção na consulta foi que ela respondia todas as perguntas dele sem que ele precisasse elevar o tom de voz nenhuma vez. Aqui em casa ela freqüentemente "não escuta". Os dois dias seguintes a essa consulta foram muito bons. Ela parecia mais alegre e comunicativa. Na sexta à noite Ana e os meninos viajaram para São Paulo. Eu fiquei sozinho com ela, mas tendo a ajuda da Sara e da Regina. No sábado a Regina me contou que ela estava menos colaborativa e comendo pouco. No domingo ela não quis comer nada e foi difícil fazê-la beber água. À tarde eu vi que ela estava com febre e decidi levá-la ao hospital, onde ela acabou ficando quatro dias para investigações.
     Não ficou esclarecido o que foi que ela teve, talvez uma pneumonia ou uma infecção urinária. Mas, ela se sentiu muito bem no hospital, acho que foi uma maneira de se sentir sendo cuidada. O problema é que ela voltou de lá mais "manhosa", querendo comida na boca e colaborando menos com os cuidados. Agora, depois de umas "broncas", ela voltou ao normal e está tendo de novo dias muito bons, como aqueles depois da consulta com o Dr. Paulo Henrique. O sono melhorou bem, agora dorme a noite toda e não geme mais como fazia antes. Claro que isso também deve ter a ver com mudanças que foram feitas na medicação dela, mas acredito muito num processo que vai se dando aos poucos, onde vai ocorrendo uma adaptação (nada fácil) às novas circunstâncias de vida.
     Talvez como reflexo de tudo isso ela hoje fez um comentário diferente sobre o tempo. Desde que ela chegou ela sempre pergunta se choveu. Estamos num período de seca e não chove por aqui há mais de um mês. Acho que a pergunta tem a ver com Manaus, onde chove todos os dias. Mas hoje, enquanto ela tomava café, parecendo pensativa, ela olhou pra mim e disse: "Hoje o tempo está mais alegre." Que continue assim. Uma boa semana e um grande abraço a todos.

P.S.: Obrigado a Kátia e Joaninha pela postagem. Continuem escrevendo que eu vou passando pra ela.
    

4 comentários:

  1. Uma semana mais alegre pra todos nós. Amnhã ligo pra falar um pouco com ela. Bjos MariaFernanda

    ResponderExcluir
  2. Fico contente em saber que ela está cada dia mais integrada a família. Ontem falei com a Ana e combinamos que enviarei as radiografias hoje, pelo correio. Já encontrei e separei. A atitude de mudez total comigo ao telefone também é positiva, é a maneira que encontrou de expressar a enorme raiva em relação a mim. Aos poucos, com a preciosa ajuda de vcs, ela está encontrando os caminhos de adaptação a nova vida. Boa semana para todos!

    ResponderExcluir
  3. Se o tempo está mais alegre para ela, fica mais alegre para mim tb :-)

    ResponderExcluir
  4. A Maria ficou super aliviada de sabe-la em casa e manda lembranças cheias de carinhos.
    Voltando à Manaus onde passamos nossa infancia, Dorita foi a primeira criança com quem brinquei. Quando nasci ela e Pedro já estavam com meus pais e cresci ouvindo minha mãe dizer quando apartava brigas, erroneamente: eles são seus irmãos de criação.Dai toda vida eu chama-la de irmã. Mamãe nunca deixou que ela me servisse - na casa existiam sempre muitas empregadas indias, e ouviamos os adultos chamá-las de cunhantãs - palavra que Dorita tem verdadeiro horror. Mas ela estava sempre querendo me pentear, me ajudar a vestir, calçar meus sapatos. Era o jeito dela, e, foi assim por toda a vida. Maria Auxiliadora... iria auxiliar a todos que precisassem dela, doando o que tinha de melhor: zelo, dedicação, carinho e principalmente amor. Tudo isso, meu filho, ele deu à vc sem pedir nada em troca. Tenho historias lindas, dela com voces 3, mas como voce foi o primeiro vc foi previlegiado. Ela tinha um orgulho enorme - por vc ser um bebe muito lindo - de sair com vc, de exibir vc, como se vc fosse dela. Muitas vezes, quando chegava em casa do trabalho, e, ouvia ela fazendo vc dormir sussurando musicas de nimar, eu parava e ficava embevecida com tanto desvelo.
    Ela merece tudo, tenha certeza. Nasceu e sem pedir deram-lhe uma missão que ela cumpriu lindamente ...

    ResponderExcluir